Seja bem-vindo(a) a este artigo. E sim, é isso mesmo, você leu bem. Você não sabe se comunicar. Você pode estar lendo isto e pensando: como assim, Adriana, você nem me conhece, como pode ter tanta certeza disto? É simples, eu explico: pela forma como todos nós aprendemos a nos comunicar, com foco no conteúdo e ignorando completamente o processo.
“Processo, mas o que seria isso?”, talvez você esteja se perguntando. Pois bem, todos nós aprendemos a nos comunicar com foco no conteúdo, isto é, atentando apenas para o significado das palavras. E fazemos isto através do estilo de comunicação de nossa personalidade, do nosso piloto-automático, por assim dizer, sem nos darmos conta disso.
Vamos ilustrar com uma pequena reflexão a respeito:
• Você já sentiu dificuldade de se comunicar com alguém em sua vida?
• Já sentiu que com certas pessoas as conversas fluem, e vocês estabelecem uma conexão quase que imediata, enquanto que com outras as conversas são difíceis, cheias de mal-entendidos?
• Você já passou por uma situação em que tenta explicar a mesma coisa de diversas formas para alguém e parece que o outro simplesmente não lhe entende?
• Já percebeu que a forma de falar e se comportar de algumas pessoas lhe causa desconforto e a sua forma de agir e se comunicar, por vezes, parece causar desconforto a alguém?
Se você, assim como eu, respondeu SIM a todas ou, pelo menos a algumas das perguntas acima, clique aqui para conferir o e-book completo sobre este assunto. Ele pode lhe ajudar!
Tenha uma boa leitura!
Abraços,
Adriana Preto Rutzen
Psicóloga, Kahler Trainer, Master Coach e Mentora
Especialista em Dinâmica dos Grupos, MBA em Gestão e Marketing e Especialista em Psicoterapia Sistêmica de Indivíduos, Casais e Famílias
Head Trainer e Sócia-Fundadora da Evolução Essencial Desenvolvimento Humano